No artigo “Como entes municipais e estaduais podem implantar o Plano de Contratações Anual (PCA) de acordo com seu nível de maturidade de governança?”, a especialista em Gestão Pública e Licitações e Contratos, Angelina Leonez, aborda a implementação do PCA por entes municipais e estaduais. A autora destaca a importância de adaptar o plano ao nível de maturidade de cada ente para garantir uma gestão eficiente e transparente, além de discutir as dificuldades práticas para sua implementação, mesmo quando a teoria está bem fundamentada.
Vale ressaltar que a Lei nº 14.133/2021 exige que o PCA esteja interligado ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), demandando informações precisas para divulgação no portal, em conformidade com o princípio da transparência.
A implementação de um PCA adaptado requer compromisso com a melhoria contínua e ajustes às necessidades específicas de cada instituição, promovendo maior eficiência nas contratações públicas. Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Acórdão nº 1917/2024, apresenta dados preocupantes sobre o grau de não implementação do PCA, evidenciando um cenário alarmante.
Para fazer o download do artigo na íntegra, clique no botão abaixo:
0 comentários