AGU Publica Parecer Sobre Possibilidade De Renovação De Quantitativos Em Atas De Registros De Preços

26 de setembro de 2024

A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio do parecer n. 00453/2024, forneceu esclarecimentos sobre a possibilidade de renovação dos quantitativos inicialmente registrados em Atas de Registro de Preços (ARP). O parecer foi emitido em resposta a uma consulta do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que busca entender se é possível renovar esses quantitativos ao prorrogar a vigência de uma ata.

Conforme a análise, a Lei 14.133/2021 permite a prorrogação das atas por até um ano, desde que haja comprovação de preço vantajoso. No entanto, o ponto de destaque do parecer é a interpretação de que, além da prorrogação do prazo, os quantitativos iniciais podem ser renovados, desde que respeitadas as condições do edital e da ata de registro. Isso permite maior flexibilidade para atender demandas emergenciais, como as causadas por desastres naturais.

Para baixar o Parecer na íntegra, clique no botão abaixo:

Posts recentes

Remédio Para Controlar O Arbítrio E O Abuso De Direito

O ônus de motivar é requisito determinante da validade do ato administrativo. A descoberta desse traço da atividade público-administrativa é antiga e remonta ao Caso Gomel do Conselho de Estado Francês (1917) e aos trabalhos de Hauriou e Jèze, fundamentalmente. Mas o...

ler mais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?