O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu nesta terça-feira (12) dois veículos 100% elétricos para utilização institucional do TCU. A cerimônia teve a participação do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, e do conselheiro especial da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.
Os veículos, do modelo BYD SEAL EV, foram fornecidos por meio de chamamento público sob o regime de comodato. “O processo foi aberto para participação de todas as empresas de veículos do mundo, e a BYD foi a única a apresentar proposta”, esclareceu o secretário-geral de Administração do TCU, Marcio Albuquerque. A modalidade de contratação funciona como uma espécie de empréstimo, em que não há custo de aquisição para o Tribunal. Em breve, a BYD deve disponibilizar mais veículos para representação institucional de todos os ministros da Corte, segundo os representantes da empresa.
O objetivo é avançar na estratégia do TCU pela sustentabilidade ambiental. Para o presidente Bruno Dantas, a ação representa o alinhamento do TCU às tendências globais sobre o tema. “O uso de carros elétricos é uma forma de incentivar um novo padrão de racionalização na administração pública. Também está de acordo com as práticas de consumo sustentável estabelecidas no plano logístico do Tribunal”, explicou.
Além de representar alternativa aos tradicionais carros movidos a combustíveis fósseis, os carros elétricos trazem diversos benefícios ao planeta. Entre eles, a redução das emissões de gases de efeito estufa; eficiência energética; melhoria da qualidade do ar; integração com energia renovável; incentivo à inovação; redução de ruídos; entre outros.
Desde 2015, o Tribunal adota ações definidas no Programa de Logística Sustentável do TCU (PLS-TCU). O plano prevê que a instituição dê preferência à utilização de tecnologias não nocivas ao meio ambiente, além de práticas de consumo sustentável, que considerem o ciclo de vida dos produtos adquiridos. O TCU também busca escolher, sempre que possível, pela execução da ação institucional que mais atenda aos requisitos de sustentabilidade.
Fonte: Portal TCU
0 comentários