Pesquisa de Preços em Compras Públicas – Por que continuamos falhando tanto?

27 de fevereiro de 2025

No artigo escrito por Franklin Brasil e Sérgio Neiva, são discutidas as falhas persistentes nas pesquisas de preços em compras públicas no Brasil, mesmo após a implementação de novas leis e tecnologias. Os autores argumentam que estimativas imprecisas de preços levam ao desperdício de recursos públicos e comprometem a credibilidade do sistema. Eles criticam a falta de padronização, a subutilização de ferramentas como o Painel de Preços e a negligência em relação à economia de escala.

O artigo propõe medidas como a padronização das pesquisas, a capacitação de profissionais, o uso de inteligência artificial e maior transparência para fortalecer o sistema. Também é enfatizada a importância da responsabilização dos agentes públicos e a necessidade de uma mudança cultural em direção a práticas mais eficientes e transparentes. Além disso, a análise explora como a inteligência artificial pode otimizar a pesquisa de preços, automatizando a coleta de dados e considerando fatores como escalabilidade e custos logísticos.

Para ler o artigo na íntegra, clique no link abaixo.

Posts recentes

IMR: A possibilidade de uso em processos de aquisição de bens

Especialista em direito público e agente de contratação, Juliano Camargo de Brito, explora a possibilidade de aplicar o Instrumento de Medição de Resultados (IMR), originalmente concebido para contratos de serviços, nas aquisições de bens públicos. O artigo argumenta...

ler mais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?