“Esmola Demais, O Santo Desconfia?” A Exequibilidade De Propostas Na Nova Lei De Licitações

29 de julho de 2024

Diante das dificuldades e dúvidas sobre a aplicação concreta das novas normas de inexequibilidade, os autores buscam analisar neste artigo o regime jurídico das desclassificações de propostas por inexequibilidade na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

O objetivo é contribuir de forma mais específica com a análise de três problemas jurídicos que têm gerado debates e divergências interpretativas: a viabilidade jurídica da formulação de propostas de preço simbólico, a natureza da presunção de inexequibilidade para propostas de preço inferiores a 75% do valor orçado pela administração em casos de obras e serviços de engenharia, e a interpretação do conceito de “custos de oportunidade” previsto no regulamento federal da nova lei, que também foi reproduzido em diversos regulamentos estaduais.

O assunto merece especial atenção, especialmente com a vigência plena da Lei nº 14.133/2021.

Clique no botão abaixo para realizar o download ou clique aqui:

Posts recentes

IMR: A possibilidade de uso em processos de aquisição de bens

Especialista em direito público e agente de contratação, Juliano Camargo de Brito, explora a possibilidade de aplicar o Instrumento de Medição de Resultados (IMR), originalmente concebido para contratos de serviços, nas aquisições de bens públicos. O artigo argumenta...

ler mais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?