A nova administração pública por contratos e surgimentos dos “disputes boards” no Brasil

7 de maio de 2025

O artigo, escrito por Cristiana Fortini e Felipe Alexandre Mucci Daniel, discute a transição do direito administrativo brasileiro e europeu de uma abordagem unilateral para uma ênfase crescente na consensualidade na gestão de contratos públicos e na resolução de conflitos. Analisa a evolução dos métodos de resolução de disputas, destacando o surgimento e a regulamentação dos “dispute boards” no Brasil, particularmente nas leis municipais de São Paulo e Belo Horizonte.

O artigo compara os modelos de comitês de resolução de disputas (revisor, adjudicativo e híbrido) e sua aplicabilidade a direitos patrimoniais em contratos administrativos de execução continuada. Conclui que a adoção de “dispute boards” é uma ferramenta eficaz para agilizar a solução de controvérsias e promover maior eficiência e consensualidade nas relações contratuais da Administração Pública, sem comprometer o interesse público.

Para ler o artigo na íntegra, clique no botão:

Posts recentes

Conversando com Lulas e LLMs: IA em compras públicas

O texto, "Conversando com Lulas e LLMs: IA em compras públicas", escrito por Franklin Brasil, compara a aprendizagem da comunicação com grandes modelos de linguagem (LLMs) à tentativa de entender uma língua alienígena, tal como retratado no filme "A Chegada". O autor...

ler mais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?