Poder De Polícia No Contexto De Um Contracting State E O Papel Das Concessões De Serviço Público

5 de setembro de 2024

O artigo “Poder de Polícia no Contexto de um Contracting State”, escrito por Marcos Nóbrega, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas de Pernambuco, e Rafael Henrique Fortunato, Procurador Federal, discute o papel transformador das concessões públicas e a delegação do poder de polícia no Brasil.

O conceito de “contracting state” é utilizado para descrever essa nova dinâmica, em que agentes privados desempenham funções que antes eram exclusivas do poder público.Os autores discutem a delegação do poder de polícia — que envolve a imposição de limites a direitos e liberdades em prol do interesse público — para entidades privadas.

O texto também aborda o desafio jurídico em torno da delegação do poder de polícia, destacando que, apesar das resistências no âmbito doutrinário e judicial, existem precedentes e contextos em que essa delegação pode ser viável e necessária.

Para ler o artigo na íntegra, clique no botão abaixo:

Posts recentes

IMR: A possibilidade de uso em processos de aquisição de bens

Especialista em direito público e agente de contratação, Juliano Camargo de Brito, explora a possibilidade de aplicar o Instrumento de Medição de Resultados (IMR), originalmente concebido para contratos de serviços, nas aquisições de bens públicos. O artigo argumenta...

ler mais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?